Quando e como vermifugar meu pet?
- agroquerenciasls
- 28 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

Você já sabe que vermifugar o seu pet ajuda no controle da disseminação de inúmeros parasitos e verminoses que são consideradas zoonoses, certo?!
Mas quando fazer e como começar essa vermifugação?
A resposta é: desde cedo! Isso mesmo, os pets devem ser vermifugados desde filhotes, isso porque eles podem ter se contaminado durante a gestação da mãe ou durante o período de amamentação. Portanto, a recomendação é que a primeira dose seja administrada quando o cão ou gato tem por volta de duas semanas de vida. Após esta primeira dose, é feito um reforço quando o animal completa um mês.
Para garantir que seu pet está realmente protegido, ele precisa receber uma nova dose a cada mês, até os seus seis meses de vida. Após este período o vermífugo deve ser administrado uma vez a cada seis meses ou, se o seu pet convive com muitos outros animais, visita parques ou tem acesso à rua algumas vezes, uma vez a cada três meses pode ser um bom intervalo.
Esse intervalo de vermifugação pode ser estabelecido em conjunto com a veterinária, mas os prazos precisam sempre ser respeitados para que haja eficácia do medicamento!
Caso você tenha adotado um cão adulto, leve-o à veterinária para que vocês possam estabelecer para ele um bom cronograma vacinal, incluindo a administração de vermífugos!
COMO DAR O VERMÍFUGO?

Você não necessariamente precisa sempre levar o seu pet à veterinária quando chega a hora de dar o vermífugo, mas se você se sente mais seguro ao levá-lo, agende uma consulta!
Alguns cuidados que devem ser levados em consideração para que a vermifugação seja efetiva:
Saiba o peso do animal: uma subdose não é eficaz e uma superdose pode prejudicar a saúde do seu amigo de quatro patas.
Siga as recomendações e prazos: alguns medicamentos são administrados em duas doses!
Veja se o animal engoliu o medicamento: no caso de medicamentos via oral veja se o animal realmente engoliu o vermífugo, pois muitos deles os cospem fora ou os vomitam por causa do sabor característico. Além disso, existem vermífugos de outras vias de administração.
Proteja todos os seus animais: todos os pets devem ser vermifugados no tempo certo e de forma sincronizada, para que nenhum deles fique desprotegido.
Lembre-se: a vermifugação é essencial no controle das zoonoses!
Комментарии