Conversando sobre VERMIFUGAÇÃO
- agroquerenciasls
- 28 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

Você sabia que quando não vermifugamos nossos pets nós contribuímos para a proliferação de vermes e a propagação de zoonoses em nossa comunidade?!
Em uma pesquisa intitulada "Ocorrência de parasitos zoonóticos em amostras fecais de praças e praias públicas de São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil", apresentada por pesquisadores da UFPel e FURG no XXIX Congresso de Iniciação Científica 6ª Semana Integrada UFPel, constatou que,
de 204 amostras de fezes ambientais coletadas entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020 em 3 praças e 3 praias do município, 118 delas foram positivas para algum gênero parasitário. Além disso, no mesmo período foram coletadas 120 amostras de areia, e destas, 26 foram positivas para algum gênero parasitário.
As amostras foram encaminhadas ao laboratório do Grupo de Estudos em Enfermidades Parasitárias (GEEP) e submetidas a análises coproparasitológicas, que permitiram a observação e identificação de ovos de parasitos.
Esses dados são muito importantes porque nos mostram que há uma quantidade expressiva de amostras contaminadas que contêm parasitas capazes de disseminar verminoses e outras doenças, tanto para outros animais quanto para nós, seres humanos!
Por isso, tratar as verminoses, cuidar das fezes dos pets e fazer a vermifugação dos animais de companhia é essencial para nossa saúde!

MAS O QUE É A VERMIFUGAÇÃO?
A vermifugação consiste na administração de medicamentos veterinários que combatem os "helmintos", que chamamos de vermes. Os vermes são parasitas que se instalam na corrente sanguínea do cão ou gato e se alimentam do sangue dos seus hospedeiros, comprometendo a saúde e qualidade de vida dos pets.
Esses medicamentos podem ser vermífugos líquidos, em comprimidos, tópicos ou em pasta. Alguns antipulgas inclusive também agem como vermífugos! O importante é que, independente do tipo, a administração de vermífugos controla os parasitas que se instalam na corrente sanguínea de cães e gatos e que os deixam debilitados, com sinais clínicos como diarreia, fraqueza, febre, falta de apetite, entre outros.
Embora muitas pessoas pensem que a vermifugação diz respeito apenas aos vermes gastrointestinais, ela também protege os pets de vermes que se instalam nos rins, pulmões e, inclusive, no coração!
ENTÃO, É MESMO IMPORTANTE VERMIFUGAR OS PETS?

Sim!! As verminoses podem comprometer a saúde de cães e gatos desde o início das suas vidas. As principais doenças causadas pelos vermes são a giardíase, dipilidiose, ancilostomose (bicho geográfico), toxocaríase e dirofilariose, a doença do verme do coração.
Além disso, a maioria dessas verminoses são consideradas zoonoses, doenças transmissíveis de animais para humanos, ou de humanos para animais e consideradas um problema de saúde pública.
Por isso, incluir a vermifugação no cronograma vacinal do pet é muito importante!
Lembre sempre de conversar com a veterinária de confiança e fique atento aos sinais clínicos que seu animalzinho pode dar!
O QUE MAIS?
Outros cuidados além da vermifugação incluem:
O recolhimento das fezes dos pets: ao levá-los para o passeio diário ou semanal, lembre-se sempre de levar algo que lhe permita recolher as fezes, assim o solo não fica contaminado, o que ajuda a evitar a contaminação de seres humanos.
Os ambientes devem ser higienizados frequentemente: desinfete os espaços em que seus cães ou gatos circulam, isso evita a proliferação dos parasitas!
Antipulgas em dia: as pulgas são hospedeiras e também contribuem para a disseminação de verminoses!
Comments