Motivos para manter a vacinação do seu pet em dia
- agroquerenciasls
- 13 de jun. de 2021
- 2 min de leitura

Manter a vacinação de cães e gatos em dia é uma medida extremamente importante e que está diretamente relacionada ao cuidado não apenas dos animais, mas também de toda comunidade. Estabelecer um cronograma vacinal e respeitá-lo protege o seu pet contra inúmeras doenças, mantendo a sua saúde, promovendo qualidade de vida e longevidade a ele. A vacinação dos pets também tem uma fundamental relevância: evitar a circulação de muitas zoonoses.
Para que a saúde do seu pet esteja em dia é preciso vaciná-lo logo nas primeiras semanas de vida e, a partir daí, programar com a veterinária de confiança a
manutenção destas vacinas. Algumas dessas vacinas
são obrigatórias e outras são recomendações.
Cronograma Vacinal:
Qual a sugestão mais comum de cronograma vacinal para cães e gatos?!
GATOS:

No caso dos gatos, o cronograma vacinal recomendado é fazer a tríplice, a quádrupla ou a quíntupla e a vacina contra a raiva.
No caso da vacina tríplice ou da quádrupla, a 1ª dose deve ser dada a partir de 9 semanas de vida e a segunda dose de 3 a 4 semanas após a 1ª dose. Já a quíntupla deve ter a 1ª dose aplicada a partir das 8 semanas de vida, e a segunda dose de 3 a 4 semanas após a 1ª dose. Independente de qual vacina seja escolhida, todas têm reforço anual após a aplicação da segunda dose. A vacina da raiva é dose única e deve ser dada a partir de 12 semanas de vida, com reforço anual.
DIFERENÇAS ENTRE A TRÍPLICE, QUÁDRUPLA E QUÍNTUPLA:
A diferença entre as vacinas é a abrangência de proteção. Enquanto a vacina tríplice protege os felinos da Calicivirose, Rinotraqueíte e Panleucopenia, a vacina quádrupla os protege destas três doenças e mais contra a Clamidiose. A quíntupla, por sua vez, protege os felinos da Calicivirose, Rinotraqueíte, Panleucopenia, Clamidiose e também contra a Leucemia Felina.
CÃES:

No caso dos cães as vacinas que devem ser dadas são a múltipla (V8 ou V10), contra a gripe, contra a raiva, contra a giardíase e a leptospirose.
A múltipla deve ser dada a partir de 6 semanas de vida, com outras doses com 9 semanas, 12 semanas e 15 semanas, e reforço anual. Já a 1ª dose da vacina da gripe deve ser dada com 9 semanas e a segunda com 12 semanas de vida, também com reforço anual.
A vacina contra a raiva é feita em dose única, com 12 semanas de vida, e reforço anual. Contra a giardíase a 1ª dose deve ser dada com 9 semanas e a segunda com 12 semanas, com reforço anual. Por último, a vacina da leptospirose deve ser aplicada 6 meses após a primeira vacina da múltipla, e depois sempre após seis meses após o reforço anual da múltipla.
DIFERENÇAS ENTRE A V8 E A V10:
No caso destas vacinas a diferença entre elas também é a abrangência de proteção contra algumas doenças. A vacina múltipla V8 protege o cão da Cinomose, Parvovirose, Parainfluenza, Coronavirose, Leptospirose e Hepatite Infecciosa Canina, enquanto a V10 protege contra todas as doenças já citadas e mais outras cepas da Leptospirose.
Comentários