Meu cão faz xixi fora do lugar, e agora?
- agroquerenciasls
- 13 de jun. de 2021
- 2 min de leitura

Para quem não tem um pátio e precisa delimitar ainda mais esta área, é preciso compreender o que pode influenciar nesse hábito do cão.
Primeiro você deve ter muita paciência, NÃO esfregar o focinho do cão no xixi e nem gritar com ele ao errar o local. Isso só tende a deixá-lo mais incomodado e querer chamar a atenção todas as vezes em que for fazer xixi.
Por que eles fazem o xixi no lugar errado, ainda que já tenham criado o hábito de fazê-lo no lugar adequado?

Falta de adestramento: principalmente nos cães filhotes, o adestramento pode ser importantíssimo para que ele aprenda de fato onde fazer o xixi em casa. Com o treinamento adequado o hábito acaba sendo absorvido pelo animal.
Marcação de território: tanto cães jovens quanto adultos podem fazer xixi no lugar errado (mesmo depois de terem aprendido onde fazer) porque querem "mostrar quem manda". Essa necessidade de "marcar o território" serve tanto para outros pets com os quais ele convive, quanto aos humanos, para chamar a atenção. Aliás, chamar a atenção é outro dos motivos!
Chamar a atenção: ao se sentir incomodado por passar muito tempo sozinho, por estar entediado ou triste, o cão pode voltar a fazer xixi no lugar errado. É preciso criar uma rotina de carinho, brincadeiras e atenção para que esse comportamento dele amenize ou suma.
Alegria excessiva: alguns cães ficam tão eufóricos ao verem seus tutores chegarem ou brincarem com eles que acabam fazendo xixi em um local não destinado a esse fim.
Saúde: cães mais idosos podem apresentar alguns problemas como incontinência ou infecção urinária, problemas renais e até mesmo alzheimer (o que os faz esquecer dos hábitos já adquiridos ao longo da vida)
Como resolver essa questão?
Além do adestramento, é necessário que você escolha e fixe o lugar onde o seu cão deve fazer as necessidades. Opte por um ambiente que não fique tão próximo à sua caminha ou pratos para as refeições. Utilize um tapete higiênico e sempre mantenha o local limpo.
Além disso, não esqueça do estímulo positivo! Enquanto ele estiver aprendendo dê recompensas ao animal, para que ele entenda que está fazendo tudo certinho! Outra técnica usada é a aplicação de um "educador sanitário" no tapete higiênico ou próximo a ele. O "educador sanitário" é um produto que tem um cheiro característico para os animais - mas não sentido pelos humanos - que reforça o local adequado para o cão fazer suas necessidades, já que o cheiro o atrai.
Comments